Coordenador : Karla Vasconcelos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398448.2206.339615.28082023
Departamento/Setor: FEF
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O site foi produzido e colocado no ar no projeto do ano de 2021. Esse novo projeto pretende manter o site, atualizando rotneiramente suas informações, além de administrar as redes sociais da Clínica (Instagram e Facebook). O projeto atual envolve duas professoras, duas alunas do curso de fonoaudiologia e um servidor técnico administrativo. Com a divulgação das atividades da Clínica de Fonoaudiologia toda a comunidade será beneficiada, seja na busca por informações especializadas - conteúdo, tratamentos ou campanhas para saúde fonoaudiológica - e os estudantes serão beneficiados com vivências diversas, sejam na experiência clínica como na gestão de alguns instrumentos de comunicação.
Local de atuação: Instituto de Saúde de Nova Friburgo
Objetivo
Manutenção e administração do site e redes sociais da Clínica de Fonoaudiologia do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense.
Resumo
A cidade de Nova Friburgo e seus municípios vizinhos contam, há pouco mais de 3 anos, com um serviço público de assistência à saúde na área de Fonoaudiologia, a Clínica Escola de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF-UFF). Apesar disso, ainda é necessário a implementação de uma ferramenta capaz de construir pontes entre os usuários e a comunidade acadêmica, para integralizar as práticas de ensino-serviço-comunidade. Na Era Digital, a informação está ao alcance de grande parte da população a qualquer momento, basta ter um aparelho eletrônico em mãos com acesso à internet. Considerando essa realidade, o presente programa de extensão tem como objetivos principais produzir e gerenciar um canal de comunicação digital que proporcione visibilidade e acesso à informação atualizada e de qualidade sobre a Fonoaudiologia e os serviços oferecidos pela Clínica Escola de Fonoaudiologia, para a sociedade friburguense e da região, bem como para a comunidade acadêmica. Com o intuito de alcançar esses objetivos, serão realizados: o planejamento do site, pesquisas e/ou levantamentos para a estruturação do seu conteúdo, encontros com a população-alvo para divulgação e facilitação do acesso, a manutenção e atualização periódica do site e a avaliação do seu processo de implantação e dos resultados obtidos. Espera-se que esta ação extensionista proporcione um espaço de aprendizagem, que beneficie não somente a população, mas também o desenvolvimento dos discentes e do corpo docente, favorecendo novas trocas de experiência entre os envolvidos e maior aproximação da universidade com a comunidade.